domingo, 18 de setembro de 2011

ENTREVISTA COM O NATURÓLOGO RAFAEL FONSECA

Por Josemar Dórea

Mens sana in corpore sano. Esta clássica citação latina do poeta romano Juvenal (Roma, entre 55 e 60 a.c) que no Brasil se popularizou como Mente sã, corpo são, define um pouco a ideia que a Naturologia propõe: uma nova ciência que busca através de métodos naturais, a saúde e a qualidade de vida do ser humano de forma equilibrada com o meio que vive.

No Brasil a Naturologia está “engatinhado”, mas com grande perspectiva de expansão haja vista a necessidade crescente de todo ser humano em almejar o seu bem estar.

Na busca do conhecimento, essência do Insight Filosófico, agradeço ao Naturólogo Rafael Fonseca, que concedeu esta entrevista, por e-mail, a qual você confere logo abaixo.


[Josemar] A Naturologia é uma ciência ou um conjunto de técnicas alternativas para fins terapêuticos?

[Rafael] A Naturologia nasceu como uma nova ciência. Ainda não existe um conceito fechado e há muita discussão, nestes quase 15 anos de existência. Uns defendem como a ciência que estuda métodos e conhecimentos naturais antigos e novos para o cuidado em saúde. Outros, como eu, tendem a vê-la como uma ciência que se dedica a conhecer a natureza do objeto de estudo através das relações que acontecem em suas várias dimensões (biológica, psíquica, social, energética, espiritual, etc.), para chegar à prática natural mais adequada a ele e melhorar sua saúde. De qualquer modo, antes de um conjunto de técnicas alternativas (que seriam as “ferramentas”), existe um novo tipo de proposta que se considera “holística” ou “integral”.

[Josemar] Há alguma relação com a Psicologia?

[Rafael] Lembro uma das aulas de Filosofia logo no primeiro semestre do meu curso em que discutíamos sobre a origem da Naturologia. Por um lado, há o inegável legado biomédico que nos trouxe conhecimentos tais como anatomia, fisiologia, biologia, farmacologia, etc. Por outro lado, os estudos psicológicos também estão presentes na formação e são necessários principalmente para entender o funcionamento da dimensão psíquica. Mas ainda há algo realmente novo em se tratando de Naturologia, que inclui a passagem por áreas como antropologia, sociologia, espiritualidade. Há conversa durante as sessões, mas não é o foco do trabalho, e não se destina estritamente à exploração dos processos mentais e comportamentais.

[Josemar] Quando uma pessoa deve procurar um Naturólogo? Como é a consulta e o tratamento?

[Rafael] Sempre que existe uma perda do bem estar. Quando você sente um desconforto para lidar com alguma área da sua vida, você pode buscar a ajuda de um Naturólogo. A consulta é chamada por muitos de “sessão de interagência”. É realizada uma avaliação do indivíduo por meio de entrevista, observação ou aplicação de uma prática avaliativa. Essa avaliação é o momento de conhecer a pessoa naquelas várias dimensões. Durante os atendimentos são realizadas as práticas mais adequadas àquela pessoa, e se inicia uma jornada para desvendar novos meios de lidar com o motivo da consulta, novas associações que permitam entender por que se reage a ela da forma atual, e fornecidos estímulos ao organismo para que se fortaleça e se transforme.

As práticas que o Naturólogo usa para tratar e avaliar variam muito, mas em minha formação aprendi um pouco de: aromaterapia, arteterapia, cinesiologia, cromoterapia, fitoterapia, florais, gemoterapia, geoterapia, hidroterapia, massoterapia, musicoterapia, radiestesia, reflexoterapia. Além disso, conceitos de Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda, Xamanismo e Medicina Antroposófica. Não utilizo todas, assim como não conheço todas as práticas naturais e sistema de Medicina tradicionais do mundo.
Ao longo das sessões se tenta compreender a mensagem por trás daquilo que afeta o bem estar da pessoa. É um ótimo recurso em saúde que complementa os tratamentos tradicionais, e por vezes os potencializa – o Naturólogo tem uma visão ótima para trabalhar em equipe e identificar as relações das informações provenientes dos colegas profissionais.
As consultas costumam durar 1 hora, numa frequência semanal, e se estender pelo período necessário.

[Josemar] A Naturologia é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde)? E no Brasil?

[Rafael] O termo “Naturologia” tem uma origem genuinamente brasileira. Em outras partes do mundo existe a Naturopatia, que está mais próxima da abordagem biomédica e por isso em alguns países é uma especialidade médica a rigor. A Naturologia, porém, não é um mero conjunto de práticas naturais e conhecimentos tradicionais de saúde que resgatam a sabedoria milenar e popular, ela também considera os aspectos multidimensionais e se preocupa com a questão da energia.
As ferramentas que a Naturologia faz uso, as práticas naturais, são defendidas há muitos anos pela Organização Mundial de Saúde. No Brasil, em anos mais recentes, o Ministério da Saúde criou o plano PN-PIC que é a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que tem por objetivo levá-las ao SUS. Por isso, em teoria, qualquer indivíduo no Brasil hoje pode exigir um tratamento alternativo ou complementar, e recebê-lo por direito.
A OMS também defende o resgate e o estudo das Medicinas Alternativas e Complementares (MAC), que incluem as já citadas e outras.
O reconhecimento da profissão de Naturólogo em todo Brasil tem sido uma luta constante dos estudantes e profissionais formados na figura da Associação Brasileira de Naturologia, assim como a Associação Paulista de Naturologia – ABRANA e APANAT respectivamente. A nível de saúde pública, porém, já há muitos municípios com Naturólogos inseridos no SUS por meio do reconhecimento local ou estadual.

[Josemar] Quais dicas você daria para lidar com a ansiedade, estresse e as angústias do cotidiano?

[Rafael] Eu acredito que é essencial voltar a si mesmo. Estabelecer uma conexão com a voz intuitiva que reside em cada um de nós, o lado não tão lógico de nossa essência... Ele é capaz de dar muitas respostas. O relaxamento, a meditação, o trabalho com arte, a leitura de boas histórias... Todas são formas de ajudar o campo emocional a entrar num estado mais calmo, liberando as tensões, e deixando novas informações fluírem.
É muito importante também treinar a si mesmo, internamente, para começar a identificar quais são as situações que desencadeiam a ansiedade, o estresse e a angústia. O que é tão importante pra mim a ponto de mudar o meu humor? – essa é uma pergunta interessante de se fazer. Mas é preciso ter coragem para aceitar a resposta, e ser honesto consigo.
Outra dica muito importante é descobrir que tipo de coisas você tem vontade de criar – as atividades onde sua criatividade se manifesta e você sente que consegue ser útil, contribuir. Os seres humanos são essencialmente criadores e criativos, e se aproximar disso é uma forma de focar no presente e estar aberto aos resultados, além de trazer o sentimento de realização.

[Josemar] Além de Naturólogo você também é escritor. O que propõe o seu livro Sagrado Coração?

[Rafael] Eu tenho verdadeiro amor por escrever, mas a maioria das minhas histórias ainda está guardada. Sagrado Coração é o segundo de uma série de 3 livros focados na vida de um personagem chamado Anjo – que é um garoto comum, que se vê diante de questões sobre relacionamentos, sexualidade, espiritualidade, e outros. Atualmente estou revisando o primeiro livro que escrevi há cerca de 8 anos. O tema deste segundo livro eu diria que são as decisões que precisamos fazer no início da vida adulta, especialmente aquelas que dizem respeito a quem somos e o que vamos fazer do que somos. É uma história que convida a refletir sobre o sofrimento, e sobre o que é possível fazer a partir dele.




Rafael Ayrton Lucena Fonseca é Naturólogo, formado
pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.
Também é escritor.


http://www.rafaelnova.com/

7 comentários:

  1. Muito interessante.
    Pelo que percebo A Naturologia é o que complementa a psicologia,filosofia,sociologia e a biologia.
    Ao mesmo tempo tem um olhar que se diferencia sobre o aspecto do homem como ser biopsicossocial, focando a Natureza.
    Muito Bom! Gostei!
    Rafael, Que tal implementar este curso aqui na Bahia?

    ResponderExcluir
  2. Gostei! É tão bom aprendermos algo novo principalmente, sobre o nosso bem-estar...
    Parabéns,Rafael!Sinto que você tem muito amor pela que faz.
    Valeu,Josemar pela oportunidade.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Tudo é válido para o nosso bem estar. Valeu pessoal do Insight!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostei da entrevista.
    Alguém poderia me dizer se tem esse curso aqui em Salvador? E o Rafael atende onde?

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Interessantíssima essa entrevista! Me surpreendi! Gostaria muito de ter uma oportunidade para consultar-me com um naturólogo. Tenho certeza que me faria um bem imenso. Principalmente para pessoas como eu, que sempre está em busca do equilíbrio, em todos os sentidos. Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  6. Pessoas!

    Onde posso encontrar essa gracinha? Adooorei (ele). Lindo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Larissa!

    Infelizmente, Salvador não possui ainda a Graduação em Naturologia. No Brasil, segundo o site www.guianaturologia.com.br, somente duas Universidades oferecem o referido curso. São elas: a UNISUL/SC e a Anhembi Morumbi/SP.

    Rafael Fonseca reside e trabalha em Florianópolis/SC. O link do site dele está no final da entrevista.

    Um abraço.

    ResponderExcluir