Por: Josiany Dórea
Todos nós estávamos ansiosos pela Décima Quinta Conversa Afinada. Afinal de contas ajuda a lidar melhor com a prática na Internet. Márcio Santos nos orientou primeiro fazendo uma explanação sobre a criação da Internet e a Inclusão Digital.
No ano 1975, Bill Gates e Paul Allen fundaram a Microsoft. No ano seguinte, Steve Wozniak e Steve Jobs criam a Apple Computer Company. Em 1981 a IBM lançou o PC 5150. Em 1985 a Microsoft lançou o Windows e o Word 1.0. Em 1989 Tim Berners-Lee criou a World Wide Web que originou a internet.
Em 1991 é lançado o sistema operacional Linux. Dois anos depois a Intel colocou no mercado o processador Pentium e no ano seguinte foi criado o navegador de internet Netscape Navigator.

Lembramos que no Brasil, a internet veio em passos de tartaruga, em 1991. E hoje ainda somos desiguais em termo de avanços tecnológicos. Há pessoas ainda que não podem financeiramente obter uma internet de qualidade ou mesmo, ter acesso à internet. É um país basicamente, desigual em temos de inclusão digital.
Márcio Carvalho falou sobre alguns serviços disponíveis na Internet, as ferramentas de busca e pesquisa, a segurança de informação, entre outros. O formato do endereço na Internet, exemplo www que indica a rede acessada (Word Wide Web) e http:// que significa o protocolo de Transferência de hipertexto (hypertexto). Para navegar é preciso de um programa especifico conhecido como navegador ou browser. Os mais usados são Internet Explorer e Mozilla Firefox. Enfim, alguns conceitos básicos e como funciona a internet, as redes sociais e os e-mails.
Percebemos que as inovações tecnológicas não param de acontecer e o computador é uma máquina indispensável para o homem moderno. Cada vez mais comum nos lares brasileiros, a internet ocupa um espaço para crianças, jovens, adultos e idosos como instrumento de lazer, trabalho e comunicação.
O interessante é observar o poder que a Internet exerce em nossas vidas. Aprendemos com a tecnologia a ficarmos mais conectado com o mundo. Atualmente, tem aumentando o número de concursos públicos que englobam a informática em seus editais como disciplina básica. No mercado de trabalho é cada vez mais comum exigir o curso básico de informática para contemplação do cargo.

A internet rompe com a barreira do espaço e do tempo, acumulando uma quantidade imensa de informação. No entanto, ao mesmo tempo, ela seduz e escraviza os usuários, que passam horas hipnotizados pela rede e prejudicando suas relações pessoais e profissionais.
No campo profissional, comentamos que o mau uso das redes sociais poderá prejudicar um trabalhador, pois a forma como comporta diante de comentários, críticas depreciativas e até mesmo fofocas pode trazer sérias consequências na carreira. E em caso mais graves perder o emprego e receber justa causa.
Agradeço aos participantes da nossa conversa afinada e recomendo um blog que proporciona a Terceira idade o passo a passo da prática na internet com aulas virtuais, elaboradas pela professora Irene da Rocha: http://aulasvirtuaisterceiraidade.blogspot.com
Márcio Carvalho estuda Ciência da Computação.
Sabia que Márcio era fera em história da computação e informática, no entanto ele foi demais. Quanta informação nós tivemos!
ResponderExcluirParabéns, Márcio por ter dado uma verdadeira aula de informática.
Eu, como terceira idade a informática tem sido muito importante para mim. Jamais pensei em me comunicar com tantas pessoas, até mesmo fora do Brasil.
Parabéns pelo blog e muito feliz que compartilhe meu blog voluntário, voltado ao público de meia e terceira idade. Sucesso sempre!!! Professora Irene da Rocha.
ResponderExcluirObrigada Irene Rocha. Seu blog é muito importante para nós. É um exemplo de cidadania e amor ao próximo. Sucesso pra você também.
ExcluirAbraços,
Josiany Dórea.