domingo, 15 de janeiro de 2012

RETROSPECTIVA 2011

É BOM RECORDAR!
Por Josiany Dórea

No décimo sétimo dia do mês de dezembro realizamos nossa Sexta Conversa Afinada com uma retrospectiva dos encontros que tivemos durante o primeiro ano de Insight Filosófico.

Em Julho/2011, a nossa Primeira Conversa Afinada foi o alicerce que precisávamos para caminhar em direção aos novos conhecimentos adquiridos durante todo o percurso dos nossos encontros. “O conhecimento traz luz” nos fortaleceu e provou que precisamos todos os dias sair da caverna e criar novos insights.

Partimos para a Segunda Conversa - Parte I, em agosto/2011, exibida por Jocilene Dórea e vimos o quanto foi importante adquirir informações sobre o mal de Alzheimer. Fizemos alguns exercícios para mais uma vez trabalharmos com os dois lados do cérebro: a memória e a percepção.

Ao lado um dos exercícios praticados no nosso encontro. Tente fazer também e exercite o seu cérebro. Ele agradece.

De forma simples e descontraída caímos de paraquedas na poesia e demos de cara com a poesia concreta com o título: Círculo filosófico. Foi muito bom recordar a Segunda Conversa Parte II apresentada por Viviane Oliveira. O brilho e o encanto da poesia nos contagiaram e provaram que a Poesia e a Filosofia formam um casamento perfeito.

Em setembro e outubro/2011, a Terceira e a Quarta Conversas Afinadas foram um salto para recordarmos sobre o Meio Ambiente X Qualidade de Vida. Como foi bom relembrar as apresentações de Jaciene Santos e Virginia Oliveira sobre a importância da água, refletir sobre a preservação do meio ambiente e rever a explanação sobre as doenças provocadas pela falta de saneamento básico e pelo desmatamento florestal.

Será que precisamos de um motivo para ser feliz? Recordamos nossa Quinta Conversa em novembro/2011 com essa pergunta. Relembramos a minha apresentação e de Josemary Dórea sobre Felizsofando com Epicuro. Foi muito importante perceber o quanto esse tema pode ser explorado e quantos aspectos podem ser abordados sobre a Felicidade. E haja conversa...

É possível ser feliz sem consumir nos tempos
atuais?
Ou é impossível consumir e não ser
feliz?
Que diferença há nas relações entre...
Quem faz do consumo um meio de felicidade
E quem nega o consumo na tentativa de ser feliz?
Será essa a medida da Felicidade?

Recordamos com um vídeo produzido por Jocilene Dórea e Marcio Carvalho, as apresentações dos nossos encontros. Um momento único e maravilhoso de convivência e respeito ao saber. Jocilene Dórea reforçou as apresentações com suas sábias palavras sobre o conhecimento.

Vejamos:

"Você aprender algo é muito gratificante porque eleva autoestima. O ser humano tem a capacidade de aprender coisas novas o tempo todo. O que a gente aprende o nosso cérebro automatiza e daí, a gente começa a poder aprender várias coisas. Contudo, o que fazemos? Temos a mania de sempre fazer as mesmas coisas e acabamos deixando de lado o novo. É mais fácil ser elogiado pelas coisas que normalmente fazemos do que dirigirmos para outra pessoa e falar: eu não sei. Você me ensina? Na maioria das vezes, o orgulho atrapalha a gente. Acreditamos que quando pedimos para nos ensinar e demonstrarmos que não sabemos estamos nos expondo e mostrando fragilidade. Para mim, estamos no fundo é quebrando uma barreira, uma oportunidade de interagir com o outro. Percebo que sempre tem algo que sabemos e tantas coisas para aprender.

Vamos aprender a ser feliz;
Aprender a se relacionar com o outro;
Aprender a ser justo;
Aprender a ter paciência;
Aprender a contemplar o belo;
Enfim, aprender tudo, para assim,
a vida se tornar mais fácil!" (Jocilene Dórea)

Para finalizar escolhemos o poema de Fernando Pessoa como reflexão sobre o que podemos fazer para o ano de 2012.

Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

A todos os colaboradores, amigos, convidados, seguidores e visitantes do Blog, nosso muito obrigado por nos permitir compartilharmos essa ideia.

Um comentário: