Segue abaixo reportagem sugerida por Josiany Dórea que apresenta de forma resumida, um tema muito em evidência na sociedade contemporânea: a ansiedade.
ANSIEDADE
Fatos novos em nossa vida, assim como trabalho, relacionamentos e início ou término de ano, reservam grandes expectativas, sejam elas boas ou más. O estresse decorrente de preocupações e acúmulo de tarefas e responsabilidade pode causar “ansiedade excessiva”.
O que é ansiedade?
É uma reação normal do organismo, responsável pela sua adaptação e alguma situação nova e atual. Se exagerada, em alguns casos, passa a prejudicar o organismo. Que pode até chegar ao esgotamento. O resultado é quase sempre catastrófico: doenças respiratórias, de pele, circulatórias e gastrointestinais (azia, por exemplo) causadas ou agravadas pela tensão nervosa.
Quando ocorre a ansiedade?
A ansiedade é comum em situações importantes em nossa vida, porém, ela também pode se manifestar devido a algum problema de saúde, tais como, hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue), hipertireoidismo (Conjunto de sinais e sintomas decorrentes do excesso de hormônios da tireóide), efeito colateral de alguns medicamentos e outros.
Ansiedade excessiva pode dificultar as atividades do dia-dia, principalmente, no trabalho?
O ambiente de trabalho exige muita energia, responsável pelo bom rendimento das atividades e, consequentemente, do progresso. Isso também produz novos desafios em busca de qualidade. Muita ansiedade pode comprometer a produtividade devido à falta de concentração e tensão no clima organizacional.
Recomendações...
1-Procure tirar férias anualmente. Se isso não for possível, reserve algumas horas do dia para diversão, longe de preocupações.
2- Mantenha um programa regular de alimentação saudável, com bons hábitos de vida e sono adequado.
3- Aprenda a organizar seu tempo, dividindo atividades a serem feitas pela manhã e á tarde.
4-Exercite-se regularmente. Esse hábito promove bom condicionamento físico e bem-estar emocional.
5-Evite acumular tarefas se sabe que não poderá cumprir.
Fonte: Dr. Lincoln L. Ferreira (médico Psiquiatra - SP)
Reportagem extraída da Revista Viva Bem
Amei o informativo! Sofro de ansiedade, sei bem o que é issso. Mas, já estou me cuidando... Obrigada pelas dicas.
ResponderExcluirviviane teixeira