domingo, 5 de fevereiro de 2012

Acupuntura: Entrevista com Janaina Martins


Por Josiany Dórea

Atualmente, devido ao estresse e uma vida atribulada, cheia de compromissos e preocupações, temos a necessidade de buscar cada vez mais Medicinas Alternativas Holísticas, Terapias, métodos e recursos terapêuticos que possam agregar com a Medicina Tradicional.
Relatos de pessoas que estão fazendo acupuntura demonstram satisfação com o tratamento. A acupuntura já faz parte da vida de vários brasileiros que procuram qualidade de vida.
Desta forma, precisamos adquirir conhecimentos sobre essa prática que vem modificando o pensamento Ocidental.
Formada em Fisioterapia, Acupuntura e Fitoterapia Chinesa, Janaina Martins, esclareceu sobre os benefícios e como funciona na prática a acupuntura.
No processo de realização desta entrevista, Janaina me relatou sua história vida: os obstáculos que enfrentou e a sua superação. Achei tão motivante que resolvi compartilhar com vocês. Portanto, mais abaixo, na próxima postagem podemos verificar essa emocionante história de vida.

Agradecemos sua disponibilidade e contribuição para o nosso blog. Logo abaixo, confiram a entrevista concedida por Janaina.
1-[Josiany] Muito se comenta sobre a Medicina alternativa holística. Entre elas, a acupuntura. O que é acupuntura? E o que é necessário para as pessoas realizarem o tratamento?
[Janaina] Faz-se certa confusão com os termos holísticos e alternativos. Com os estudos que temos comprovados hoje, a Acupuntura foi reconhecida cientificamente como um dos cinco ramos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), deixando de ser uma prática empírica, alternativa, sendo agora designada no Ocidente como terapia complementar.
Acupuntura consiste, basicamente, na inserção de agulhas na pele em pontos específicos que agem com efeito terapêutico em diversas condições. O objetivo é promover um equilíbrio entre corpo, mente e a interação do indivíduo com o meio ambiente.
No Brasil, em algumas cidades, já temos o atendimento de Acupuntura pelo SUS e os planos de saúde fazem a cobertura desta terapia mediante solicitação médica.
2-[Josiany] Há quanto tempo é utilizada a Acupuntura no Brasil? Ela é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde)?
[Janaina] A acupuntura no Brasil, como em muitos outros países, acompanhou o histórico das migrações de profissionais que dominam essa técnica dos países orientais, onde é uma medicina tradicional. A imigração chinesa no Brasil foi autorizada em 1812. Já a regulamentação do processo de ensino – aprendizagem tem como marco 1958: a fundação da Sociedade Brasileira de Acupuntura e Medicina Oriental e o curso ministrado pelo fisioterapeuta e massoterapeuta Friedrich Johann Spaeth natural Luxemburgo com aprendizagem de acupuntura na Alemanha.
Em 1979, realizou-se em Pequim, o primeiro Seminário Internacional sobre Acupuntura, Moxabustão e Anestesia para Acupuntura organizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) incluindo representantes de 12 países onde foi elaborada uma lista com 40 doenças reconhecidas como tratáveis com a acupuntura. Com o passar do tempo, essa lista foi amplamente divulgada e modificada.
3 – [Josiany] Quais os recursos usados no tratamento com Acupuntura?
[Janaina] Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por: agulhas, dedos (acupressão), stiper (do inglês Stimulation and Permanency - Estimulação Permanente) que são pastilhas de silício; ventosa (embora seja uma aplicação em diversos pontos simultâneos) ou pelo aquecimento promovido por moxa, (geralmente um bastão de Artemísia em brasa), que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. Há, também, o método de estimulação por laser e corrente elétrica (eletroacupuntura) e auriculoacupuntura.
 
Moxa
 
Ventosa


 
Eletrocupuntura


4-[Josiany] Qual a indicação e a restrição terapêutica para utilização da Acupuntura?
[Janaina] A OMS reconhece a eficácia da Acupuntura em cerca de 300 enfermidades. A utilização mais conhecida é na dor, mas estamos atuando em diversas áreas como: transtornos psicológicos, ginecológicos, urológicos, reumatológicos, cardiovasculares, obesidade, estética, dentre outros.
A princípio, qualquer pessoa pode fazer Acupuntura. No entanto, há algumas restrições como: pacientes em pós- operatório, por exemplo, de câncer de mama não podem ter o membro superior ipsilateral punturado por um período. Não é recomendado fazer Acupuntura em pacientes sem alimentar-se há muitas horas, nem que fizeram refeição farta há pouco tempo, alguns pontos não devem ser utilizados em pacientes grávidas, principalmente no abdômen.
5- [Josiany] Qual profissional pode ser habilitado para trabalhar com Acupuntura?
[Janaina] Ainda não há no Brasil uma regulamentação da profissão de Acupunturista. Para que isso ocorra, foi apresentado no dia 27 de novembro de 2003 pelo deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), um Projeto de Lei que visa regulamentar o exercício profissional desta atividade, seguindo as orientações da OMS. Pelo projeto, todo profissional graduado na área de saúde poderá exercer esta prática, sendo necessária especialização em Acupuntura. Os profissionais que tiverem curso livre (reconhecido pelo MEC) há mais de cinco anos, também estarão aptos.
6-[Josiany] Muitas pessoas se preocupam com a utilização das agulhas no tratamento, que pode transmitir doenças através da aplicação. Quais são os cuidados necessários?
[Janaina] Não precisa se preocupar em relação a isso, pois as agulhas são de aço inoxidável, individuais e descartáveis. O cuidado deve ser quanto à higiene do local onde se vai realizar o tratamento.
7-[Josiany] Qual a duração do tratamento? Como o Acupunturista sabe quantas sessões o paciente necessita?
[Janaina] Não se pode precisar a duração do tratamento. Quando o paciente é admitido, ele passa por uma avaliação, que serve de base se chegar a um diagnóstico. A partir desses dados, chegamos a um diagnóstico e traçamos um princípio terapêutico.
A Acupuntura trabalha na busca do equilíbrio do organismo e cada pessoa reage de uma forma. Podemos conseguir amenizar e até mesmo eliminar sintomas em uma só sessão, mas a origem da desarmonia não estará sanada. Em outros casos, podem ser necessárias várias sessões para se obter resultados satisfatórios.
8-[Josiany] Depois de feita a Acupuntura, quais os cuidados que a pessoa deve tomar? Por exemplo, existe algum cuidado em relação à alimentação?
[Janaina] Nos primeiros 30 minutos após a retirada das agulhas, o organismo está se equilibrando, diante da manipulação energética que foi realizada. Por isso, recomendamos que o indivíduo evite ingerir alimentos, bebidas e colocar os pés no chão sem sapatos. Recomenda-se ainda que a pessoa evite a ingestão de bebida alcoólica no dia da terapia.

9-[Josiany] Há informações que existe Acupuntura para os animais. Existe esse tratamento em Salvador?
[Janaina] Sim. Os resultados da Acupuntura veterinária estão avançando bastante. Em Salvador já contamos com veterinários especializados em nesse ramo, em clínicas e atendimento domiciliar.
10- [Josiany] Qual o benefício da Acupuntura?

[Janaina] A Acupuntura é um método terapêutico por que promove o equilíbrio do organismo sem causar reações adversas e efeitos colaterais, o que acontece com muitos medicamentos. Assim, podemos prevenir e tratar as enfermidades de uma forma mais sutil.
11- [Josiany] Que mensagem ou informação você fornece para as pessoas que tem medo ou preconceito sobre o tratamento?

[Janaina] Muitas pessoas têm medo de agulha, pois têm como referência a injeção. Mas a agulha da acupuntura é muitas vezes mais fina que a da injeção, (pense que esta deve ter uma espessura que passe um líquido por dentro dela). A pessoa sente uma picada fina e depois a sensação da energia do ponto. Além disso, contamos com recursos como a auriculoacupuntura (com uso de sementes), laser, acupressão, dentre outros.
Outra dúvida freqüente é no sentido religioso. A Acupuntura não tem relação com qualquer religião. Todas as técnicas são de cunho científico.
No entanto, a Acupuntura não pode sozinha, resolver todas as nossas desarmonias. A parceria entre os recursos e técnicas ocidentais e as práticas tradicionais orientais tem trazido excelentes resultados no tratamento das diversas desarmonias que acometem o ser humano.
12- [Josiany] Qual a relação da Acupuntura com a Estética?
[Janaina] A Acupuntura age no tratamento de celulite, estrias, gordura localizada, flacidez, cicatrizes de quelóides, rugas, marcas de expressão, manchas, acne, bolsas suboculares, obesidade (que não um problema somente estético) e acelera a recuperação de cirurgias plásticas.
Além dos procedimentos estéticos promovemos uma organização energética, cuidando de queixas secundárias ligadas à saúde do paciente, mantendo assim os ganhos da estética por um período mais prolongado.

Janaina Martins
CREFITO-7: 38.382/ F
Acupuntura Sistêmica e Estética








3 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada! A idéia é esclarecer a população e poder levar os benefícios dessa técnica a comunidade brasileira, ainda tão mal informada sobre o assunto.

      Excluir
  2. É tão difícil para nós ocidentais absorvemos o tratamento com Acupuntura. Até porque, culturalmente só tratamos os sintomas e não as causas, queremos resultados rápidos, sem atentarmos para os efeitos colaterais de grandes quantidades de medicamentos que ingerimos. Contamos com uma política de saúde pública ineficaz e ignorante onde gasta-se muito tratando os sintomas e não as causas, isso sem falar no ganho imaginável das grandes indústrias de laboratórios e planos de saúde.
    Mas, ainda bem que aos poucos já avançamos e podemos contar com esse tratamento no Brasil. O processo é lento porque como disse antes são questões culturais e leva um certo tempo para a conscientização coletiva e a vontade política.
    Mas, enfim, adorei a entrevista, principalmente, em saber que no ocidente a Acupuntura já deixou de ser considerada uma prática empírica, alternativa, para uma terapia complementar, reconhecida cientificamente como um dos ramos da Medicina Tradicional Chinesa.
    É muito bom saber e poder experimentar um método terapêutico que busca o equilíbrio e harmonia entre o corpo, mente e a interação do indivíduo com o meio ambiente.
    Parabéns, Janaina pela excelente entrevista.
    Muito obrigada!
    Beijos,

    Mary Dórea

    ResponderExcluir