terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LÓGICA: INSTRUMENTO DO CONHECIMENTO.

Por Josiany Dórea

Será que em algum momento paramos para refletir sobre a Lógica e sua importância no nosso cotidiano? O que a Lógica pode nos proporcionar diante dos avanços tecnológicos?

Vivemos diante de tanta praticidade com respostas prontas e rápidas que facilitam nossas vidas e nos deixam, digamos assim, preguiçosos para pensar e promover o Raciocínio Lógico.

Afinal, o que é a Lógica? Como surgiu e qual a sua finalidade?

Busquemos então, a definição mais utilizada: a Lógica é um estudo formal correto, sistematizado de uma ideia, uma evidência, uma linguagem, um discurso. É uma disciplina filosófica originada na Grécia Antiga. Segundo o dicionário de Filosofia de Nicolas Abbagnano, Lógica = logos, que significa palavra, proposições, oração, mas também pensamento. O objeto da Lógica é a proposição que exprime através da linguagem, os juízos formulados pelos pensamentos.

E assim, iniciamos nossa oitava Conversa Afinada ocorrida em doze de fevereiro que nos remeteu a importância da Lógica como instrumento do conhecimento. Fizemos uma explanação sobre a origem da Lógica nos primórdios da Filosofia. E vimos que a partir do momento em que os primeiros Filósofos se preocupam com os fenômenos da natureza, com a transformação e origem do homem rompendo com a mitologia na Grécia Antiga, surge o pensamento racional, o Logos.

A Filosofia então fornece espaço para um pensamento mais sistematizado, organizado e preocupado com o homem em seu contexto físico, com a forma de conhecer através do argumento, da razão. Destaque para o filósofo Aristóteles que ficou conhecido como o organizador da Lógica clássica, denominada por ele de Organon, palavra de origem grega que quer dizer instrumento.

Aristóteles nos proporciona um sistema filosófico que com o passar dos anos ficou dividido como Lógica formal (simbólica), preocupa-se com a estrutura do raciocínio/ lida com a relação entre conceitos e fornece um meio de compor provas (são rigorosamente definidas) e a Lógica material, aplicação do pensamento (matéria ou natureza do objeto).

Um dos fundamentos principais da Lógica Aristotélica está nos princípios básicos: a lei da identidade (um ser é sempre idêntico a si mesmo: A é A); lei da não-contradição (é impossível que um ser seja e não seja idêntico a si mesmo ao mesmo tempo e na mesma relação. É impossível: A é A e não-A) e o terceiro excluído (dadas duas proposições com o mesmo sujeito e o mesmo predicado, uma afirmativa e outra negativa, uma delas é necessariamente verdadeira e a outra necessariamente falsa. A é x ou não –x, não havendo terceira possibilidade).

O Silogismo Aristotélico formado por três proposições: premissa maior, premissa menor e conclusão tornam-se alicerce para o desenvolvimento da Lógica. Abaixo um exemplo clássico para nos conduzir ao silogismo:

Todo homem é mortal.

Sócrates é homem.

Logo, Sócrates é mortal.

Assim ficou consagrada a Lógica Aristotélica, dando passagem para o avanço da Lógica em várias dimensões.

Cresceu tanto que seguiu para vários ramos da ciência e tornou-se também uma ciência capaz de provocar e promover a medição do chamado QI criando o teste de Avaliação Qualitativa da Inteligência desenvolvida pelo cientista Alberto Einstein. Ele cria um teste de raciocínio lógico que desafia a humanidade. Diz Einstein: somente 2% da população são capazes de resolvê-lo. Será que Einstein queria desafiar as pessoas para assim motivá-las exercitar mais seu cérebro? Não sabemos. Percebe-se que até hoje as pessoas se sentem desafiadas por Einstein.

Segundo a filósofa e escritora Marilena Chauí, durante muitos séculos, a psicologia e a teoria do conhecimento esteve confundida, constituindo uma só disciplina filosófica, encarregada de estudar os modos como conhecemos as coisas, distinguindo o que é puramente pessoal e individual do que é universal e necessário.

Quando a psicologia tornou-se uma ciência, a Lógica representou o ramo da Psicologia, aquela que estuda como funciona o pensamento científico. A corrente Lógica recebeu o nome de psicologismo lógico.

Por fim, a Lógica passa a não ser parte da Teoria do conhecimento e nem da Psicologia, mas uma disciplina filosófica independente. E assim, tornando-se cada vez mais importante em todos os ramos da ciência.

A Lógica contemporânea passa a ter um sentido mais analítico-filosófico; tornando-se uma disciplina mais ampla. Com isso, vai proporcionar muitas mudanças.

Na Psicologia, promove os psicotestes que contribuem para habilitação da carteira de motorista, formulação e aplicação de testes para o processo seletivo em Empresas.

A Lógica também vai se aproximar cada vez mais da tecnologia. A Lógica Matemática ou Simbólica vai proporcionar programas mais avançados no computador. Promove tarefas dentro de um algoritmo que utilizam o conceito da lógica formal para fazer com que o computador produza uma série sequencial.

Vimos que as tabelas-verdades surgiram a partir do desenvolvimento da Lógica em suas funções proporcionais e pelo cálculo dos predicados. Os lógicos que mais se destacaram foram: Gottlob Frege, Charles Peirce (década de 1880) e depois (a partir de 1922), os trabalhos de Emil Post e principalmente, do filósofo austríaco, naturalizado britânico, Ludwig Wittgenstein em sua publicação do Tractatus Logico-Philosophicus, influenciou a difusão da tabela-verdade.

A tabela-verdade na maioria das vezes torna uma dor de cabeça para muitas as pessoas que vão prestar concursos públicos. O Raciocínio Lógico é mais solicitado em provas para concursos nas áreas que envolvem Economia, Direito, Filosofia e afins.

Podemos modificar esse pensamento de que a Lógica somente deve ser estudada para provas de concursos públicos e para alguns seguimentos. Ao contrário, precisamos praticar mais o Raciocínio Lógico a partir das primeiras series iniciais do Ensino Fundamental. Aprender a fazer alguns exercícios que estimulem nosso cérebro podem ser iniciadas com palavras cruzadas, caça palavras, sete erros e outros. Às vezes aconselhamos as pessoas idosas exercitarem para ajudar a saúde do cérebro como estímulo para memória e prevenção de algumas doenças, como por exemplo, o mal de Alzheimer, contudo, precisamos também motivar as crianças e os jovens. “Não se aprende a RACIOCINAR, mas RACIOCINANDO aprende-se!”.

Para dinamizar nossa conversa praticamos alguns exercícios. Abaixo um dos exercícios aplicados. E vale lembrar: “Não desperdice seu tempo. Estude Lógica!”.

A corrida de Tartarugas*

Quatro tartarugas, cada uma de um bairro diferente da cidade, foram inscritas na corrida anual de Tartarugas em Salvador.

Com base nas indicações abaixo, você conseguiria determinar de que bairro é cada tartaruga, e em que colocação cada uma terminou a corrida?

· A tartaruga do Bairro Leste venceu a corrida e Margarida chegou em segundo lugar.

· Paula não é do Bairro Sul nem do Bairro Leste.

· Cássia terminou a corrida em último lugar, logo depois da tartaruga do Bairro Norte.

· Margarida e Jacó moram em bairros opostos da cidade.

COLOCAÇÃO

TARTARUGA

BAIRRO













*Resposta no final do texto.

Finalizamos nossa conversa com uma reflexão Lógica.

A Lógica De!

Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado.
Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.
A outra, vendo seu amiguinho preso, e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim, quebrá-lo e libertar o amigo.
Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!

Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:

- Eu sei como ele conseguiu.

Todos perguntaram:

- Pode nos dizer como?

- É simples: - respondeu o velho.

- Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.

Albert Einstein.

Agradecemos todos os presentes em mais uma conversa afinada em que realizamos vários exercícios sobre Raciocínio Lógico. Divertimos-nos muito aprendendo a raciocinar.

*A resposta da corrida das tartarugas: 1ª Jacó – leste. 2ª Margarida – oeste. 3ª Paula – Norte. 4ª Cássia – sul.


Agradecimento especial a Jaqueline Silva por fazer todos os painéis para a apresentação, além do desenho ao lado de Albert Einstein.


Referências:

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Ed. Mestre Jou.

ARANHA, Maria Lúcia e MARTINS, Maria Helena. Filosofando: introdução à Filosofia. São Paulo, Moderna, 1995.

BUTCHER, H. J. A inteligência Humana. São Paulo, Perspctiva.

CHAUÍ, Marilena. Filosofia: série Novo Ensino Médio. São Paulo, Átira, 2002.

LÓGICA: apostila para concursos públicos. São Paulo, Distrbuidora Cultural Brasileira Ltda.

Josiany Dórea é graduada em Filosofia e pós-graduada

em História Social e Econômica do Brasil








8ª Conversa Afinada, 12/02/2012.

6 comentários:

  1. Foi maravilhoso compreeender e entender melhor a lógica. Ai, a tabela... quase fico louquinha...rsrsrsrs Parabéns Any!

    "Velho quadro inacabado + Parede vazia = Dúvida. A razão do coração tem a própria lógica, que reside nas entranhas da emoção."
    (Camila Custodio)

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    1. Valeu,Viviane!

      Nosso encontro foi muito bom. Estamos todos de parabéns!!! E que venha a Lógica!
      beijos,
      Any

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  2. Adorei a matéria! Nossa vida anda tão sem lógica!Um grande abraço a todos!

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    1. Muito Obrigada, Janaina!Que bom que você gostou!Valeu. Beijos,

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  3. Prezada Sobrinha:

    Com muito atraso, descobrí no insight a 8a. conversa afinada sobre lógica.

    Acho que com o avanço da tecnologia deixamos de trabalhar o raciocínio lógico, pois encontramos tudo pronto. As crianças, hoje em dia, usam máquina de calcular para resolver suas tarefas, ao invés de raciocinar para encontrar as respostas.

    Bem colocada a lenda de Albert Eisnstein para a conclusão desta conversa afinada sobre lógica

    Aproveito a oportunidade para dizer que lí a bela crônica de Lima Trindade. Ela retrata a realidade de muita gente.

    Finalizo parabenizando você pela forma como falou sobre este tema.

    Um beijo da sua
    Tia Luzia

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    1. Valeu, Tia! Realmente foi muito bom a nossa oitava conversa... Grata! Realmente precisamos treinar mais nosso raciocínio lógico.E finalizar com Eisntein foi muito assertivo.
      A Crônica de Lima Trindade dói de tão realista...
      Beijos,
      Any

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